Você já deve ter ouvido por aí que é melhor tomar cuidado com as frutas, que elas podem engordar, que não é bom comê-las o tempo todo… Pode ficar tranquila: nada disso é verdade.

Ao pensar em emagrecimento, hábitos saudáveis e reeducação alimentar, é necessário vincular alimentos naturais ao processo. Nessa categoria se encontram os cereais (arroz, aveia, milho), leguminosas (feijões, lentilha), verduras (alface, rúcula, agrião), legumes (cenoura, abobrinha, vagem), e com certeza as frutas não poderiam ficar de fora.

Enquanto os outros vegetais são responsáveis por fornecer o aporte de fibras e minerais necessários ao emagrecimento, as frutas são protagonistas na disponibilidade de vitaminas. Sabemos bem que não existe emagrecimento sustentável sem saúde, portanto manter níveis adequados de vitaminas no organismo é uma excelente forma de potencializar a perda de peso.

Mas e a frutose?

Como falamos, você deve ter ouvido que as frutas não são aliadas ao emagrecimento por causa do açúcar presente nas mesmas, a frutose. Acontece que a frutose não representa problema algum!
Você já deve ter lido também que a frutose é o mesmo açúcar adicionado aos refrigerantes, portanto, não é saudável. Essa premissa também não é correta, por um motivo bem simples: a frutose adicionada aos refrigerantes é artificial e utilizada industrialmente sem relação com a natureza. Já a frutose das frutas é um processo natural de produção e maturação daquele alimento, além de estar acompanhada de outras substâncias benéficas: fibras, vitaminas e água.


A frutose dos refrigerantes só é um problema pela pobreza nutricional que esses produtos oferecem e pelas grandes quantidades que se costuma beber. Ao ingerir o refrigerante há picos de glicose no sangue, o que não é desejável no emagrecimento. No caso da fruta, as fibras presentes impedem que esse pico de glicose ocorra, fazendo com que a frutose não seja um problema – afinal, é um açúcar natural de um alimento.

Confira algumas frutas incríveis para o seu emagrecimento:

Morango

O morango é uma ótima fonte de antocianinas, substância responsável pela pigmentação vermelha da fruta. Por esse pigmento, o morango é importante na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e doenças degenerativas, já que as antocianinas atuam como agentes antioxidantes.

Especialmente no emagrecimento, o morango é um ótimo petisco para aquelas “beliscadas” entre refeições: 100 gramas da fruta tem apenas 30 calorias! Além de ser uma boa fonte de vitamina C, também é uma delícia em dias quentes.

Mamão

O mamão é conhecido pelos seus poderes no funcionamento intestinal. Essa eficiência é devido à biodisponibilidade das suas fibras, que têm como função a melhora no trato intestinal e, consequentemente, resolve alguns problemas de inchaço.

Essa fruta é uma ótima escolha para o café da manhã, podendo ser consumida tanto em smoothies como in natura com linhaça, chia ou aveia.

É possível também congelar mamão para transformar em sorvete com iogurte natural.

Abacaxi

O abacaxi é outra fruta muito consumida no verão. Tendo apenas 48 calorias em 100 gramas, é uma opção super saudável e refrescante. Além disso, o abacaxi é rico em vitamina C e bromelina, que melhoram a digestão, estimulam o sistema imunológico, diminuem o inchaço e ainda têm ação antioxidante.

Kiwi

O kiwi é outra fruta que apresenta ótimo valor calórico. Em 100 gramas, encontramos apenas 51 calorias. Assim como o morango e o abacaxi, o kiwi também tem ótimos níveis de vitamina C. Essa fruta também tem boas quantidades de antioxidantes e é outra opção de cor para a rotina alimentar, afinal, quanto maior a quantidade de cores presentes no dia, mais completo e cheio de nutrientes é.

Melancia

A melancia é uma fruta clássica do verão, não é mesmo? E é uma delícia. A vantagem de inserir a melancia nos seus lanches ou como sobremesa é que grande parte da sua composição é apenas água. A melancia é tão pouco calórica quanto o morango, tendo apenas 33 calorias em 100 gramas, porém é bem mais docinha e suculenta.

Você entendeu agora que as frutas não precisam ser suas inimigas, não é mesmo?

Aposte em uma salada de frutas rica em cores, experimente frutas que você não costuma comprar e se delicie com a mistura de sabores. Saiba que praticamente tudo que vem da terra é saudável, traz inúmeros benefícios e é permitido comer sem culpa!