Esse número é assustador, não é mesmo? Pensar em 10.000 passos por dia pode ser uma ideia desafiadora ou desestimulante, dependendo do ponto de vista. A maior parte dos dispositivos que contam passos (celulares, relógios inteligentes etc) tem esse número fechado como meta: 10.000 passos.
Mas você sabe da onde saiu esse número? Por incrível que pareça, saiu de uma campanha publicitária para vender um dos primeiros podômetros que se tem conhecimento, no Japão, pouco tempo antes dos Jogos Olímpicos de 1964. O aparelho media os 10.000 passos e ganhou tanta fama que se fala nessa quantidade até os dias atuais.

Mas… existem testes científicos sobre os 10.000 passos?

O que muito se falou ao longo dos anos é que caminhar 10.000 passos por dia seria a chave para o emagrecimento e vida saudável. Porém, curiosamente, não há estudos que comprovem a eficácia específica de caminhar 10.000 passos, considerando que outros fatores influenciam na qualidade de vida e perda de peso.
Atualmente, as recomendações se dão por tempo de atividade e intensidade, acima de distância em passos ou até em quilômetros. A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada a intensa – isso é, atividades físicas praticadas “com intenção”, não apenas caminhada no shopping ou dentro do supermercado.

Então quantos passos eu deveria ter como meta?

Você pode manter os seus 10.000 passos diários como meta, se não for um desafio frustrante ou impossível de alcançar para você. Caminhar demais não é um problema! O problema é condicionar a estratégia aos passos e ignorar outras variáveis, como: intensidade do exercício, local, duração do exercício, dieta etc.
Pode ser que você seja super ativo, pratique exercícios físicos regularmente e mesmo assim atinja “apenas” 8.000 passos, e analisando o seu quadro completo esse número com certeza representaria um estilo de vida saudável. A meta de 10.000 passos é incrível, mas um conjunto de outras estratégias também traz um resultado bastante satisfatório.
Usando um relógio para marcar os passos, até o percurso do seu quarto para a cozinha será contabilizado. Esse não é um exercício realmente significativo em quem adota uma rotina ativa, não é mesmo? Porém, para quem tem hábitos excessivamente sedentários, qualquer motivação é importante.

A vantagem dos contadores de passos

Muitas pessoas gostam de estabelecer metas específicas e ficam felizes em batê-las. Elaborar uma meta de passos pode funcionar como um estímulo muito eficaz para quem deseja fazer pequenas mudanças no estilo de vida.
Estabelecer a meta de 10.000 passos pode não ser a melhor estratégia logo de cara, mas começar em 3.000, aumentar para 4.000, depois 5.000 e assim por diante até chegar nos 10.000 pode tornar a meta mais próxima da realidade e faz com que aumentar o número de passos seja algo natural e gradativo.

Mas como aumentar meus passos?

● Repense sua rotina de trabalho
Aqui podemos pensar na seguinte estratégia que inclui dois bons hábitos numa única mudança: beba mais água. Bebendo mais água, você precisará ir ao banheiro com maior frequência… e já contabilizará alguns passos. Além disso, estará aproveitando essa ida para esticar as pernas, movimentar os músculos e melhorar a circulação.

● Substitua o carro quando possível
A vida contemporânea faz com que utilizemos os carros com frequência maior do que o necessário. Pare para pensar antes de agir no impulso: eu realmente preciso ir de carro naquela farmácia que fica a 10 minutos da minha casa? O mesmo vale para o horário de almoço: eu preciso entrar no carro para ir até aquele restaurante? Será que não posso ir caminhando e aproveitar o sol? Pensar dessa forma contribui para o emagrecimento e aumento da atividade física diária!

● Invista em caminhadas ao final de semana
Caso você não tenha o costume de praticar exercícios físicos, separar um tempo aos finais de semana para a caminhada pode ser uma ótima ideia. Para começar, pense nos finais de semana, mas não esqueça de manter uma meta: aumentar a frequência semanal.

Quer tentar uma estratégia diferente que pode ser mais eficaz? Invista na contagem de passos, estipular metas pode ser interessante para o seu perfil! Não esqueça que a vida saudável é um conjunto de hábitos e a contagem de passos pode ser uma forma muito importante de tirar algumas metas da gaveta.
E aí, já caminhou quantos passos hoje?