O processo de emagrecimento é uma luta constante, não é mesmo?

Inúmeras dúvidas surgem e quanto mais você pesquisa e conversa, mais se convence de que está no caminho errado, ou que ainda existe algo que você não conhece.

Você aprende que deve comer x alimento se quiser emagrecer, mas deve evitar o y. Na semana seguinte, descobre que era o contrário, e a confusão se torna cada vez maior.

O emagrecimento é um processo lento, e você deve prestar atenção aos detalhes se quiser que a perda de peso seja eficaz e duradoura. Qualquer mudança, embora pareça pequena, é significativa e contribui para a construção de uma rotina saudável.

Uma preocupação é a escolha de alimentos que auxiliam na perda de peso. Quer descobrir quais são? Confira a seguir!

1. Biscoitos recheados

Biscoitos recheados representam um perigo ao emagrecimento. É um item comum na maior parte das famílias, mas garanto que você não conhece seus principais malefícios.

Biscoitos desse tipo são ricos em açúcar, gorduras trans e aditivos químicos. O açúcar é ruim? Não necessariamente. Mas a quantidade adicionada a esses alimentos ultrapassa a necessidade diária e também vai muito além do que seria adicionado em biscoitos caseiros, por exemplo. Considerando que a sua dieta usual inclui outros alimentos adocicados, o excesso presente nos biscoitos recheados se torna totalmente dispensável.

A gordura trans é um problema maior. Esse tipo de gordura não é encontrada na natureza, como é o caso das gorduras saturadas e insaturadas. A gordura trans é fruto de um processo industrial que tem como intenção solidificar a gordura e torná-la estável, e está presente no recheio dos biscoitos recheados.

Sabe qual é o problema para você? O organismo não sabe muito bem como metabolizar esse tipo de gordura, o que gera acúmulo da mesma principalmente nos vasos sanguíneos, dificultando tanto o processo de emagrecimento quanto favorecendo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

2. Margarina

O grande malefício da margarina é a gordura trans. Sim, é o mesmo processo dos biscoitos recheados. Na margarina a situação é um pouco mais preocupante porque é muito provável que você coma muito mais margarina do que biscoitos recheados.

A margarina está presente no café da manhã e da tarde de diversas pessoas, e o consumo diário gera o acúmulo que falamos, dificultando o emagrecimento.

Além disso, existe o problema do excesso de sódio em margarinas com sal. Você pode não perceber ao comer seu pão com margarina, mas a adição de sódio a esses produtos vai muito além do necessário para tornar o produto salgado. O excesso de sódio aumenta a retenção de líquidos no organismo, o que também dificulta a perda de peso.

3. Batatas fritas

A dica aqui é: corra delas, principalmente as de lanchonetes! Além da alta concentração de gordura, que faz com que as batatas se tornem muito mais calórica, a reutilização do óleo para fritura faz com que o mesmo se torne tóxico e até cancerígeno.

4. Fast-foods

Esse tipo de comida engana pelo tamanho. Garanto que você já pensou: “é só um hambúrguer, olha como é pequeno!”. Mas é aí que está o perigo. As grandes redes de fast-food costumam acrescentar quantidades gigantescas de gordura nos seus lanches, para torná-los mais gostosos e agradáveis ao paladar.

Porém, existem sanduíches que pesam 207g e possuem 500kcal, o que é uma grande concentração de calorias em um produto muito pequeno. O que pode acontecer (e é bem comum) é você ficar com fome após uma refeição dessas, o que ocasiona o excesso de ingestão de calorias para sanar essa fome.

5. Salsichas e embutidos

As salsichas, presuntos e outros tipos de embutidos também podem contribuir significativamente para o ganho de peso. O excesso de gordura e sódio adicionado a esses produtos pode ser extremamente prejudicial à saúde e podem representar um fator de risco para a obesidade.

6. Refrigerantes

Muito açúcar, muitos aditivos, muitas calorias… não tem nada de natural no refrigerante. Por ser uma bebida, você facilmente ingere muito mais calorias em pouco tempo, o que não faria se estivesse comendo um alimento sólido e saudável. Além disso, o sódio também está presente nos refrigerantes, contribuindo para retenção de líquidos e consequente inchaço.

7. Alimentos ultraprocessados em geral

Como você pode ver, citamos vários alimentos industrializados acima. Todos eles atrapalham o seu emagrecimento por um simples motivo: o ultraprocessamento dos alimentos faz com que os mesmos recebam mais gorduras, sódio e açúcar do que o necessário para aumentar a aceitação entre os consumidores. Esses três componentes em excesso dificultam sua perda de peso e pioram sua saúde. Além disso, a adição de açúcar e gordura costuma deixar os alimentos mais calóricos, e você não deseja ingerir mais calorias, não é mesmo?

Outro problema dos ultraprocessados é o excesso de aditivos químicos.

Conservantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes… são tantas classes que você já ignora esses nomes nos rótulos. Não reconhecemos esses componentes como comida, o que é Não Deve Consumir se Quiser Emagrecerum sinal de perigo.

Agora você já sabe que tipo de alimento você não deve consumir se quiser emagrecer. Fique atento às suas escolhas tanto quando for às compras quanto ao comer em restaurantes e lanchonetes. O emagrecimento é um processo onde cada passo é importante, portanto cuide para que todos os seus passos sejam na direção correta!