A água está presente em quase qualquer coisa no nosso dia a dia. Escovamos os dentes, tomamos banho, cozinhamos, bebemos… Mesmo que não estejamos ingerindo diretamente, a água faz parte da nossa dieta. Está presente em sucos, nas frutas e em alimentos preparados como feijão, macarrão e sopas.

Parece simples a água, não? Apenas um líquido transparente que está acessível em quase qualquer lugar, não aparenta ter nada em sua composição… Mas será?

A água, por mais simples e inocente que pareça, tem um papel fundamental no nosso metabolismo. Como temos falado por aqui, o emagrecimento funciona através de uma série de estratégias combinadas, e a ingestão diária de água é uma dessas estratégias altamente eficazes.

Para começar: quanto de água é o suficiente?

Digamos que a água é 100% liberada para consumo em quantidades tranqüilas e conforme a necessidade. Muito se fala sobre tomar 2 litros de água ao dia, mas não necessariamente essa medida deve ser seguida à risca.
Alguns estudos trazem a quantidade de 40mL por quilo de peso para cada pessoa, tornando variável a ingestão de água para cada indivíduo. É muito sensato relacionar quantidades com o peso, considerando as particularidades de cada corpo.

A água ajuda no bom funcionamento do intestino

Já falamos por aqui sobre a importância das fibras, não é mesmo? Elas estão presentes nas frutas e vegetais que devem fazer parte da nossa dieta. Para relembrar rapidamente: as fibras são responsáveis pela sensação de saciedade e pelo bom funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço e auxiliando no emagrecimento.
E sabe qual é o papel da água? Algumas fibras só conseguem exercer a sua função se estiverem em meio aquoso.

Auxilia na retenção de líquidos

Existe uma ideia de que o consumo aumentado de água contribui para os inchaços abdominais, mas não é bem assim. Na verdade, a retenção hídrica (que é o que pode causar o inchaço), é justamente uma medida de precaução do corpo. Quando você limita a sua ingestão de água ou esquece que é necessário bebê-la, o organismo passa a criar reservas por não saber quanto tempo vai ficar sem receber água novamente.
Logo, quando você passa a ingerir mais água, seu metabolismo entende que não é necessário acumular reservas, já que você está fornecendo água em quantidades suficientes.

Repõe eletrólitos

O organismo precisa de diversas moléculas para funcionar. Algumas delas, como o magnésio, potássio e sódio, a água mineral pode oferecer. É comum encontrar também flúor na água encanada, além dos outros minerais. O magnésio, por exemplo, participa de reações de geração de energia através dos alimentos ingeridos, enquanto o sódio funciona como um facilitador de transporte de moléculas de fora para dentro das células.

Para o emagrecimento eficaz, é necessário que os sistemas do metabolismo estejam em equilíbrio. Para estarem em equilíbrio, precisamos fornecer os substratos que serão utilizados nas reações, e o consumo de água está intimamente ligado a essa disponibilidade.

A água gelada é termogênica

A ingestão de água gelada pede que o organismo gaste energia para neutralizar a temperatura dessa água. Esse gasto energético não é significativo a ponto de atribuir perda de peso somente pela ingestão de água gelada, mas é interessante saber que existe uma pequena vantagem em consumir o líquido nessa forma.

Existe relação entre consumo de água e maior saciedade

Incluir maiores quantidades de água na sua rotina alimentar ajudará você a se sentir mais saciada. Pense em uma sopa: 70% da composição é água, não é mesmo? Digamos que você jante 1 prato de sopa e se sinta satisfeita. Garanto que, se você retirasse toda a água do seu prato de sopa, precisaria de mais comida para ter o mesmo efeito.
O interessante dessa comparação é que, além de promover saciedade, o consumo de água pode fazer com que você ingira menos calorias, seja pelo consumo de sopas, ou seja, por trocar refrigerantes e sucos industrializados por água natural.

Como você acabou de perceber, não existe contraindicação a respeito do consumo de água. Claro que não sentimos sede o tempo inteiro, mas a ideia é criar o hábito de beber água antes de a sede chegar, afinal, a sede é um sinal de urgência do corpo e não precisamos esperar ele pedir.
Calcule a quantidade de água necessária de acordo com o seu peso, encha a garrafinha mais próxima e dê mais um passo em direção ao emagrecimento saudável!