Emagrecer é um das metas mais estipuladas pela população, principalmente entre as mulheres. É o projeto verão que domina a cabeça de todas no meio do ano, é a dieta da moda que vira febre nos grupos do WhatsApp, é o corte de um alimento aqui, corte de outro ali, é a academia, a corrida, o horário da janta, o jejum…
As estratégias são diversas e todas prometem o mesmo resultado: emagrecimento rápido e eficaz. Como não querer algo assim, não é mesmo?

Mas… Será que todos os caminhos realmente levam ao mesmo lugar? E quando passa o verão, o projeto continua? Existe mesmo um jeito de ter uma perda de peso duradoura?

Fuja das dietas da moda

Essa é a primeira dica e provavelmente a mais importante. Você já percebeu que a cada ano, uma nova dieta é lançada com a promessa de milagre? Cada novo método promete emagrecer uma grande quantidade de quilos em pouco tempo, o que é bastante tentador.
Mas você sabe qual é o problema? A maior parte das dietas famosas é restritiva, isto é, elimina ou reduz drasticamente algum grupo de macronutrientes (gorduras, carboidratos ou proteínas).
O que acontece com frequência é um emagrecimento inicial, que anima quem está na dieta, e um retorno do peso com ganho extra ao desistir da dieta e voltar aos velhos e prejudiciais hábitos alimentares – gerando o famoso efeito sanfona.

Você já tentou uma dessas e não conseguiu, tenho certeza. Não se culpe! É muito comum a desistência acontecer, justamente porque nosso corpo precisa receber todos os macronutrientes, o que torna algumas dietas insustentáveis.
Você consegue se imaginar deixando de comer pão pra sempre? Ou algum outro alimento que você gosta muito? Já imaginou o quão triste seria abrir mão do prazer de comer algo gostoso?

Você não precisa se sacrificar tanto. Por isso, o primeiro passo para o emagrecimento duradouro é entender o que é viável e sustentável para você, focando na construção de bons hábitos e no equilíbrio entre os grupos de alimentos.

Mantenha a prática de exercícios físicos

Não faça exercícios físicos só porque você deseja emagrecer. Sim, o emagrecimento com certeza deve fazer parte da sua motivação, mas não se condicione a esse fator exclusivo. Praticar exercícios físicos é um ato de autocuidado, de atenção ao próprio corpo e proteção. É melhora e manutenção da saúde.
Pensar em diversos fatores que fazem com que a prática de exercícios seja uma boa ideia faz com que a motivação seja maior e a desistência menor. Quer tentar? Pense em 4 motivos pelos quais você gostaria de se exercitar, foque nesses motivos e comece já!

Vá ao mercado com uma lista de compras

Saia de casa tendo anotado tudo que você precisa comprar no mercado. Esse hábito é importante porque, quando não temos uma lista pré-definida, as chances de comprarmos muitos alimentos que não precisamos só porque na hora deu vontade são enormes. Pense que, se você não tiver alimentos prejudiciais à sua saúde à disposição na sua casa, o consumo dos mesmos vai ser mais difícil.
Faça uma lista priorizando produtos naturais como vegetais e frutas, tendo em mente as coisas que você deseja cozinhar e evite perdições. Repito: você não precisa se sacrificar. Planeje incluir na lista algum alimento que seja prazeroso para você, e coma-o conscientemente.

Descasque mais, desembale menos

O consumo alimentar atual é muito baseado em alimentos ultraprocessados. Comidas congeladas, biscoitos recheados, salgadinhos, chocolates… existe uma série de produtos alimentícios industrialmente fabricados que devemos prestar muita atenção.
Cuide da lista de ingredientes dos alimentos que você compra. Sabemos que, hoje em dia, é muito difícil eliminar 100% os alimentos industrializados da dieta, mas esse não é um motivo para deixar de controlar o que está ao seu alcance.

A dica é: quanto menos ingredientes houver no alimento, melhor ele é. Além disso, quanto mais aditivos químicos o mesmo tiver, maior distância você deve tomar. Por isso, é sempre interessante priorizar frutas para aquele lanchinho entre uma refeição e outra.

Entenda o tempo do seu corpo

Não é porque a sua vizinha perdeu 8kg em um mês que você vai ter exatamente o mesmo desempenho. O emagrecimento saudável e duradouro é gradativo, portanto, não se desespere se parecer que você está “demorando demais para emagrecer”. Além de ser gradativo, o processo de emagrecimento passa por fases de grandes perdas, fases de estagnação e fases de perdas leves. Entenda que cada corpo tem um tempo particular e o que define seu sucesso é o seu bem estar e saúde.

Repense seus hábitos

Muitas vezes mantemos um estilo de vida que atrapalha o emagrecimento. É o caso do consumo excessivo de álcool e do hábito de fumar, por exemplo. A rotina corrida e estressante também pode atrapalhar o seu emagrecimento em função da liberação de hormônios que ocorre no estresse. Até o seu sono pode atrapalhar no emagrecimento, sabia?
Voltando aos hábitos alimentares, a densidade calórica também é um problema no emagrecimento. Existem alimentos que, em pequenas quantidades, apresentam alto teor calórico. O grande problema se dá porque esses alimentos não saciam completamente a fome, fazendo com que você busque mais comida para se sentir satisfeito. É o caso dos fast foods.

Não se preocupe, o emagrecimento duradouro não é um bicho de sete cabeças.

Algumas adaptações no seu estilo de vida, nas suas compras e na sua rotina são o suficiente para que você comece a perceber resultados e consiga manter os mesmos. Não se esqueça que priorizar frutas, verduras e legumes são essenciais, além da prática regular de exercícios físicos. Procurar um profissional da área também é importantíssimo para o bom desempenho no emagrecimento!