Começar a dieta é sempre um evento empolgante, não é mesmo? Você fica com aquele sentimento de “agora vai”, “dessa vez vai dar certo” e fica super animada para começar. Porém, a confusão aparece quando menos se espera e pode ser um fator desestimulante para seguir a dieta.
As dúvidas quanto a quais alimentos dá pra pegar sem culpa no restaurante, qual porção escolher e o que é permitido no dia a dia se acumulam e você se vê perdida diante de tantas possibilidades.
Para ajudá-la em meio a tantas informações, este texto contendo alimentos que contribuem para o emagrecimento para facilitar suas escolhas alimentares e tornar mais tranqüila a sua dieta. Confira:
1. Vegetais folhosos
Liberados! Alfaces, rúcula, radite, repolho, couve e qualquer outra hortaliça folhosa devem estar sempre presente no seu prato. Quanto maior a variedade, melhor! Variar as folhas permite maior quantidade de nutrientes diferentes na sua refeição.
A couve, por exemplo, é rica em ferro. Ótima pedida para quem precisa desse mineral. Além disso, todos os vegetais são ricos em fibras, que auxiliam na sensação de saciedade prolongada e melhoram o funcionamento intestinal.
2. Abacate
Todas as frutas são permitidas, trazem inúmeros benefícios e são amigas do seu emagrecimento. A curiosidade do abacate é que ele é uma das poucas frutas que apresentam algum teor de gordura, o que é muito bom, ao contrário do que geralmente se pensa.
O abacate possui bons níveis de gorduras poli-insaturadas, que são responsáveis pela saúde do coração, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e reduzindo os níveis de colesterol circulantes no organismo.
Além disso, é uma fruta muito versátil e pode ser consumida de diversas formas: guacamole, vitamina, em torradas ou no seu formato natural.
3. Linhaça
Linhaça é uma semente rica em ômega 3, a mesma gordura que os peixes são famosos por apresentarem. Além desse benefício, a linhaça ainda é aliada no processo de emagrecimento em função de conter fibras, auxiliando na sensação de saciedade.
Para aproveitar o ômega 3 presente nas sementes, é necessário consumir a linhaça triturada na hora ou em forma de farinha, armazenada em condições específicas, já que o conteúdo lipídico encontra-se em seu interior.
4. Arroz integral
O arroz branco está diariamente presente na mesa da maior parte dos brasileiros. Garanto que você costuma comer com frequência, não é mesmo? Acontece que, por se tratar de um consumo diário, existem opções melhores do que o arroz branco para o emagrecimento.
O arroz integral é uma ótima substituição. Ele leva vantagem em relação ao branco em função do seu teor de fibras, além de conter vitaminas do complexo B em maiores concentrações.