Eliminar a barriguinha é uma preocupação geral. Seja entre atletas, seja entre amantes de dietas e do emagrecimento, perder barriga é sempre uma meta e recebe maior atenção do que outras partes do corpo. A famosa “barriga chapada” é o sonho de consumo de todas nós, e a cada quilinho perdido a comemoração é enorme.

Como você sabe, seus hábitos alimentares estão diretamente relacionados com a perda ou manutenção desse peso extra na barriga. Mais do que a prática de exercícios físicos, as escolhas que você faz na sua dieta impactam diretamente na sua forma corporal.

Quer conhecer alguns alimentos que vão facilitar sua jornada rumo à barriga dos sonhos?

1. Chás

Um dos maiores vilões da barriga é o inchaço. A reclamação sobre o inchaço é comum, tanto que muitas pessoas tratam o mesmo como algo normal. Mas saiba que não é! Inchaço costuma ser retenção de líquidos, causada por diversos motivos como baixa ingestão de água, sedentarismo, baixo consumo de fibras…
Para ajudar você a desinchar, aposte em chás verdes, brancos e de hibisco. Esses chás funcionam como diuréticos naturais que ajudam a eliminar toxinas e também melhoram a digestão quando consumidos pós refeição.

Um detalhe: consuma os chás quentes ou gelados, na forma que preferir! Os benefícios não se alteram pela temperatura.

2. Gengibre

O gengibre apresenta inúmeros benefícios, e a perda de peso é só um deles. Ele tem ação antioxidante, ajudando a eliminar radicais livres que muitas vezes são responsáveis pelo envelhecimento, pelo surgimento de doenças crônicas e até câncer.
Seja em pó, em chá ou na forma natural, o gengibre é termogênico e auxilia na perda de peso por acelerar o metabolismo, gerando maior gasto de energia.

3. Limão

Você já deve ter ouvido falar sobre o limão, tenho certeza. O queridinho do emagrecimento já dominou a rotina alimentar de muita gente. O limão, de fato, auxilia a perder barriga, mas cuidado: ele não alcaliniza o sangue ou altera o pH sanguíneo como se diz por aí. A ação do limão é promover uma melhor digestão, o que acaba desinchando, e melhorar o sistema imunológico.

4. Morango

Frutas vermelhas em geral são amigas da perda de barriga. O morango é a fruta vermelha de mais fácil acesso no Brasil, mas qualquer outra é válida: framboesa, amora, uva…

A vantagem que elas levam é em função do seu pigmento, a antocianina. A antocianina é responsável pela coloração vermelha ou violeta dos frutos, e também funciona como um agente antioxidante na eliminação de radicais livres.

Outro motivo que faz com que os morangos e outras frutas vermelhas sejam uma boa opção é a baixa quantidade de calorias. 100g de morangos têm só 30kcal! Dessa forma, os morangos são ótimos para aquelas “beliscadas” entre uma refeição e outra, além do gosto delicioso.

5. Suco verde

Os sucos verdes já foram moda em várias ocasiões. A vantagem do consumo dos mesmos no emagrecimento é bem simples: se ocupa espaço no estômago com ele ao invés de alimentos mais calóricos ou de menor valor nutricional, ou seja, baixos em vitaminas e minerais.
O suco verde mais conhecido é uma combinação de couve, laranja e gengibre. Há diversas receitas com diversos alimentos, portanto é possível encontrar a forma que mais agrade o seu paladar e investir neles tanto no café da manhã quanto para lanches ao longo do dia.

Temos aqui 5 sugestões de alimentos que com certeza vão ajudá-la a perder alguns quilinhos, diminuindo o desconforto com a barriga e ainda nutrindo seu corpo com diferentes vitaminas e minerais.

Não esqueça que a prática da alimentação saudável e diversificada é essencial para atingir os objetivos estéticos e para manter a saúde em dia.
Agora que você conheceu seus aliados, o que falta para ir correndo incluí-los na dieta?