Sim, a estratégia é tão simples quanto o título sugere. O grande segredo do emagrecimento é gastar mais calorias do que se ingere, e envolver a prática de exercícios aeróbicos favorece essa balança para o lado do emagrecimento.

Exercícios aeróbicos são uma boa opção em função da demanda energética que eles exigem e do grande consumo de oxigênio na sua realização. Além do emagrecimento, eles oferecem os seguintes benefícios:

● Melhora da saúde cardiovascular;
● Melhora do sistema imunológico;
● Promoção da saúde mental pela liberação de hormônios;
● Diminuição no risco de doenças crônicas.

A maior vantagem dos exercícios aeróbicos é a facilidade de realizá-los. Muitas vezes não é necessário uma grande estrutura ou algum equipamento, como é o caso de outras modalidades de exercício. Essa vantagem é perceptível quando analisamos a recomendação de atividade física da Organização Mundial da Saúde, que é de 150 minutos por semana. Dividindo por 5 dias, 30 minutos de aeróbico a cada dia útil é o suficiente para bater a meta estipulada.

Quer conhecer quais são os exercícios aeróbicos mais praticados?

Caminhada/corrida

Caminhar ou correr é o clássico dos exercícios aeróbicos, principalmente por ser o que requer menos recursos ou equipamentos para ser realizado. Basta ter um tênis adequado e uma roupa confortável que é possível caminhar em qualquer lugar.
Para quem freqüenta academias ou prefere realizar o exercício em uma esteira, o benefício é o mesmo. A esteira ainda tem a vantagem de indicar a distância percorrida e as calorias gastas, além do tempo exato e dos batimentos cardíacos.
Mas… se eu correr na rua, como vou saber quantas calorias estou gastando?
Existe uma fórmula para calcular seu gasto calórico por minuto na caminhada e corrida, veja:

Gasto calórico em kcal/min = velocidade (em km/h) x peso (Kg) x 0,0175

Com essa fórmula, é possível testar e ajustar a velocidade de acordo com o gasto desejado.

Bicicleta ergométrica e spinning

Os dois tipos de bicicleta oferecem resultados satisfatórios para o seu emagrecimento. A diferença é que a bicicleta ergométrica não oferece a simulação de subidas e descidas como o spinning, sendo uma atividade menos intensa e de menor gasto energético. Nas aulas de spinning também é comum a velocidade intensa seguida de intervalos mais calmos, uma tática muito importante no emagrecimento.

Não podemos esquecer do clássico que aprendemos desde criança: andar de bicicleta na rua.

Ter a sua própria bicicleta e pedalar por aí por 25 minutos todos os dias da semana vai te ajudar a bater a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde e vai dar aquele gás no seu emagrecimento.

Dança

Aulas de dança têm os mais diversos nomes atualmente, sendo a Zumba uma modalidade muito popular entre as mulheres. Qualquer tipo de dança oferecida pelas academias é uma ótima opção para o emagrecimento, em função de manter o corpo e a mente trabalhando por, no mínimo, 30 minutos.
O que geralmente faz com que se opte pelas aulas de dança é o entretenimento que as mesmas oferecem. Muitas pessoas acabam não se adaptando à corrida ou à bicicleta por acharem muito mecânico ou até entediante. As aulas de dança não tem esse fator, já que combinam os exercícios físicos com a diversão.

Pular corda + escadas

Essa combinação é excelente para quem não tem tempo para sair de casa ou possibilidade de frequentar alguma academia. É possível elaborar um circuito de pular corda e subir escadas dentro do seu próprio prédio, e garanto a você que o emagrecimento vem rapidinho dessa forma! Observe um exemplo:

• 1 lance de escada + 10 pulos na corda [Pausa de 20 segundos]
• 2 lances de escada + 10 pulos na corda [Pausa de 20 segundos]
• 1 lance de escada + 15 pulos na corda [Pausa de 20 segundos]
• 2 lances de escada + 15 pulos na corda [Pausa de 20 segundos]

Esse modelo é só uma sugestão. A ideia é adaptar a quantidade de acordo com o seu desejo, mas sempre focando em se desafiar e não deixar o corpo ficar estagnado.

Aulas de step e jump

Temos aqui outra sugestão que definitivamente não é entediante. Assim como as aulas de dança, as de step e jump acontecem acompanhadas de música e são divertidas. O exercício se torna mais leve em função de serem aulas coletivas e de ter alguém coordenando, o que é bastante estimulante.
Se você não gosta de exercícios coletivos, também é possível ter seu próprio step ou jump e fazer suas próprias aulas em casa. A dica para o jump é intercalar movimentos entre intensos e moderados, para auxiliar na perda de peso. Dessa forma, em uma hora se perde entre 700 a 800 calorias, variando nessa faixa de acordo com cada pessoa.

Existem alguns pontos que você deve se atentar antes de iniciar a prática dos exercícios, pensando na aderência aos mesmos e na sua própria saúde. São eles:
● Entender qual exercício você tem maior afinidade;
● Cuidar para que não exista nenhuma complicação física que a impeça de se exercitar;
● Entender o que é viável para você, dentro do seu ritmo e sua rotina, sem sobrecarregar seu corpo de início;
● Dividir sua carga de exercícios semanais em, no mínimo, 3 dias;
● Não esperar resultados milagrosos em pouco tempo, afinal, o emagrecimento sustentável se baseia numa perda constante e equilibrada.

Agora que você tem sugestões de exercícios aeróbicos para o emagrecimento, não hesite em aderir à prática de algum deles. Garanto que a combinação de aeróbicos com uma dieta equilibrada vão te levar ao corpo dos sonhos!