Começar a dieta é sempre um evento empolgante, não é mesmo? Você fica com aquele sentimento de “agora vai”, “dessa vez vai dar certo” e fica super animada para começar. Porém, a confusão aparece quando menos se espera e pode ser um fator desestimulante para seguir a dieta.
As dúvidas quanto a quais alimentos dá pra pegar sem culpa no restaurante, qual porção escolher e o que é permitido no dia a dia se acumulam e você se vê perdida diante de tantas possibilidades.

Para ajudá-la em meio a tantas informações, este texto contendo alimentos que contribuem para o emagrecimento para facilitar suas escolhas alimentares e tornar mais tranqüila a sua dieta. Confira:

1. Vegetais folhosos

Liberados! Alfaces, rúcula, radite, repolho, couve e qualquer outra hortaliça folhosa devem estar sempre presente no seu prato. Quanto maior a variedade, melhor! Variar as folhas permite maior quantidade de nutrientes diferentes na sua refeição.
A couve, por exemplo, é rica em ferro. Ótima pedida para quem precisa desse mineral. Além disso, todos os vegetais são ricos em fibras, que auxiliam na sensação de saciedade prolongada e melhoram o funcionamento intestinal.

2. Abacate

Todas as frutas são permitidas, trazem inúmeros benefícios e são amigas do seu emagrecimento. A curiosidade do abacate é que ele é uma das poucas frutas que apresentam algum teor de gordura, o que é muito bom, ao contrário do que geralmente se pensa.

O abacate possui bons níveis de gorduras poli-insaturadas, que são responsáveis pela saúde do coração, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e reduzindo os níveis de colesterol circulantes no organismo.

Além disso, é uma fruta muito versátil e pode ser consumida de diversas formas: guacamole, vitamina, em torradas ou no seu formato natural.

3. Linhaça

Linhaça é uma semente rica em ômega 3, a mesma gordura que os peixes são famosos por apresentarem. Além desse benefício, a linhaça ainda é aliada no processo de emagrecimento em função de conter fibras, auxiliando na sensação de saciedade.
Para aproveitar o ômega 3 presente nas sementes, é necessário consumir a linhaça triturada na hora ou em forma de farinha, armazenada em condições específicas, já que o conteúdo lipídico encontra-se em seu interior.

4. Arroz integral

O arroz branco está diariamente presente na mesa da maior parte dos brasileiros. Garanto que você costuma comer com frequência, não é mesmo? Acontece que, por se tratar de um consumo diário, existem opções melhores do que o arroz branco para o emagrecimento.

O arroz integral é uma ótima substituição. Ele leva vantagem em relação ao branco em função do seu teor de fibras, além de conter vitaminas do complexo B em maiores concentrações.

5. Aveia

A aveia é um alimento muito fácil de incluir em diversas preparações, por isso é a queridinha das dietas. Ela é rica em betaglucana, um tipo de fibra solúvel responsável pela diminuição dos níveis de colesterol em quem tem hipercolesterolemia, além de apresentar todos os benefícios das fibras que mostramos nos outros alimentos.
Sabe por que as fibras são responsáveis pela sensação de saciedade prolongada? Porque elas fazem com que a glicose gerada a partir do metabolismo dos carboidratos não seja liberada de uma vez só na corrente sanguínea, e sim lentamente, evitando picos de glicemia (glicose na circulação sanguínea).

6. Mamão

O mamão é um dos melhores amigos do emagrecimento. Ele é ótimo para melhorar o funcionamento do intestino, é rico em vitamina A e ainda apresenta baixo teor calórico. A vantagem do mamão é que além de poder ser consumido in natura, muitas misturas ficam gostosas com ele: vitamina, iogurte com mamão, mamão com aveia, suco de mamão… É só escolher a que mais lhe agrada e partir para o abraço!

6. Mamão

Agora você conhece 6 alimentos que são liberados para consumir tranquilamente para emagrecer. Chega de dúvidas no restaurante ou no supermercado! Aposte em alimentos ricos em fibras, como as frutas e hortaliças, em cereais integrais e em diversificar a sua alimentação. Com essas pequenas dicas que resultam em transformação e desenvolvimento de novos hábitos, tenho certeza que o emagrecimento vai deixar de ser um sonho e passará a ser a sua nova realidade.