Tenho certeza que você já enfrentou, ou ainda enfrenta, diversas dificuldades para conseguir praticar atividades físicas. Algumas dificuldades são reais, outras acabamos utilizando como apoio para não nos responsabilizarmos pelas escolhas que precisam ser tomadas.

Você quer emagrecer, não é mesmo? Saiba que o segredo para o emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, gastar mais energia do que se ingere ao longo do dia. A dieta é responsável por boa parte desse déficit, mas a prática regular de atividades físicas potencializa os resultados, além de oferecer uma série de outros benefícios, como:

● Redução de risco de doenças cardiovasculares;
● Melhora no sistema imune;
● Prevenção de obesidade e diabetes;
● Controle do estresse;
● Melhora na energia e disposição;
● Melhora na função hormonal;
● Melhora na qualidade do sono;
● Melhora na sensação de bem estar.

Rapidinho, você já conseguiu 8 motivos para praticar atividades físicas, sem citar o óbvio: emagrecimento.
Adotar uma prática desse tipo não tem praticamente nenhuma contraindicação ou efeito maléfico. É importante enxergar a atividade física como um projeto de vida, não um hobby temporário.

Saia já do sedentarismo!

Todos os benefícios citados acima são ocasionados pela melhora dos processos internos do organismo, que são dificultados ou não estimulados da melhor maneira no sedentarismo.

Pensando na longevidade, é impossível chegar aos 90 anos em sua melhor forma se você não começar a investir em si mesmo hoje.

Eu sei, talvez você não goste de exercícios físicos ou não tenha tempo. Mas pense comigo: você precisa morrer de paixão por todas as atividades do seu cotidiano? Acredito que você não goste de pagar boletos, mas o faz porque sabe que é necessário para sua qualidade de vida e organização. Acredito que você não ache que limpar a casa com tanta frequência é uma atividade extremamente prazerosa, mas faz mesmo assim porque é necessário. Por que não lidar da mesma forma com a manutenção da saúde através dos exercícios?

“Ah, então quer dizer que eu não vou gostar nunca mesmo e vai ser uma punição?”

Com certeza não! A ideia é que você comece a praticar atividades físicas de algum lugar. Se você não gosta de exercícios e usa esse argumento para não fazê-los, talvez seja importante utilizar abordagens diferentes. Dessa forma, você se obrigaria a adotar uma atividade física e passaria a usufruir dos seu benefícios até acabar gostando do novo hábito.

“Eu gosto e quero fazer exercícios, mas não sei como!”

Nesse caso, o problema é apenas um detalhe. Veja algumas dicas:

● Procure uma atividade que você sinta prazer em realizar
Muitas vezes acaba-se condicionando atividade física à musculação e esteira, como se fosse as únicas opções disponíveis. Hoje, a quantidade de estabelecimentos que oferecem outras modalidades é imensa. Existem lutas, dança, esportes de competição, esportes de equipe, natação… O ideal é testar todas as possibilidades para decidir qual é mais interessante para você.

● Seja realista com o seu tempo disponível
Não adianta você se comprometer a fazer aula de dança todos os dias da semana se você só vai conseguir ir em 3 dias. Tenha consciência das suas limitações e respeite seu tempo.

Uma dica valiosa é: a constância é mais importante do que a quantidade.

Ou seja, é melhor você praticar atividades físicas 3 vezes por semana e manter esse hábito constante por anos do que criar a ideia de que vai 5 dias, quando na verdade vai 2 em uma semana, 3 na outra, nenhuma na seguinte… Lembre-se: um hábito precisa de constância para ser instaurado.

● Procure locais próximos à sua casa ou ao seu trabalho
Sim, garanto que abriu aquela super academia que parece incrível no Instagram, mas fica no outro lado da cidade.

Você se empolga para começar a treinar lá, mas… será que é viável no longo prazo?

Você está disposta a encarar trânsito, ter uma despesa maior e mais tempo investido para atravessar a cidade?

Procurar um local próximo à sua casa ou trabalho facilita o deslocamento e diminui as chances de desistência.

● Exercite-se porque você ama o seu corpo, não porque você o odeia


Essa é a dica mais valiosa de todas. Se exercitar é um ato de amor, de autocuidado e de prevenção. A atividade física não é sinônimo de punição, muito pelo contrário: gostamos tanto dos nossos corpos que precisamos agir para mantê-los saudáveis. Enxergar os benefícios do exercício físico para a saúde é um ato de empatia com você mesma.

Exercitar-se precisa fazer parte da sua rotina agora mesmo! Já que você já sabe alguns motivos pelos quais esse hábito é essencial, corra já para escolher a atividade que mais lhe agrada!