Ao falar sobre emagrecimento e dieta, se pensa diretamente em alimentos. O que pode ou não pode comer, o horário para as refeições, as calorias, as gorduras… Muitas dúvidas surgem e acabamos esquecendo de uma coisa: as bebidas também podem fazer parte do processo de perda de peso saudável.

Uma forma de incluir na sua dieta bebidas que ajudam no emagrecimento é o consumo de chás. É comum associar os chás a condições como resfriado ou mal estar, mas os chás oferecem potencial maior para outras situações, como o desejo pela perda de peso.

Os chás são utilizados pela população há milhares de anos, por diversos motivos e por diversos benefícios, apresentando compostos que impactam em diferentes aspectos na saúde.

Seja no inverno ou seja no verão, o chá pode entrar na sua rotina facilmente, justamente pela possibilidade de consumo quente ou frio. Veja como é simples incluir na rotina:

● Uma xícara de chá quente ao acordar;
● Uma garrafinha de chá gelado ao longo da manhã;
● Uma garrafinha de outro chá ao longo da tarde;
● Uma xícara de chá quente antes de dormir.

Olhando dessa forma, pode ser “chá demais”, mas é possível tomá-lo no lugar da água e aproveitar seus benefícios que vão muito além do emagrecimento. Falando neles, confira os benefícios de alguns chás que vão ajudar a perder peso e a manter bons hábitos:

Chá de hortelã

O chá de hortelã é muito conhecido pelas suas propriedades digestivas, sendo uma ótima alternativa àquele cafezinho que você costuma beber depois do almoço. O hortelã combate a azia e ainda tem um gostinho delicioso.

Chá verde

Esse é um clássico, não é mesmo? Saiba que não é à toa: o chá verde têm função estimulante, fornecendo energia da mesma forma que o café faz, e potencializa a atividade do sistema imunológico. Além disso, ainda ajuda a melhorar o metabolismo e a queima de gorduras, auxiliando o fígado na detoxificação. Por último, ainda tem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e protegendo o organismo de doenças como o câncer.

Chá de hibisco

Há poucos anos o chá de hibisco se tornou popular no Brasil, devido ao seu potencial diurético. Se você enfrenta problemas de retenção de líquidos e inchaço abdominal, saiba que o chá de hibisco pode ajudá-la a se livrar desse peso extra que a retenção de líquidos gera.

Chá de gengibre

O chá de gengibre oferece benefícios interessantes, como a promoção da queima de gorduras devido à sua função termogênica. Além disso, pode ser uma ótima opção de chá gelado pelo efeito refrescante do gengibre.

Crie a sua própria combinação

Fez uma salada de frutas e sobraram cascas de abacaxi? Faça um chá antes de descartá-las! O abacaxi tem propriedades parecidas às do gengibre, acelerando o metabolismo. Gosta de chá de hibisco, mas quer tentar algo diferente? Experimente adicionar canela ou limão.

Você sabe como preparar chás da forma correta?

Pode parecer uma dica simples, mas o preparo do chá faz toda a diferença no sabor. É comum o costume de ferver as ervas para preparar o chá, mas essa forma de preparo pode deixar o chá mais amargo e sem aroma.

O preparo correto consiste em aquecer a água até formar as primeiras bolhas ao fundo da panela, desligando o fogo nesse ponto e adicionando as ervas desejadas em seguida.

O tempo varia de acordo com cada chá, mas como regra geral, 2 a 5 minutos são o suficiente para o seu chá ficar pronto para consumo.

Para começar a incluir os chás na sua rotina, é só se organizar. Prepará-los de uma vez só e armazená-los na geladeira para consumir nos próximos 3 dias pode ser uma estratégia para poupar tempo. Congelar algum chá concentrado para adicionar à algum outro, misturando sabores para evitar a mesmice. Adicionar frutas como maçã e casca de laranja podem agregar sabor à sua mistura. Não esqueça que a adição de açúcar não é recomendada aos chás – treine seu paladar para os sabores puros.
E agora, está esperando o que para pôr em prática mais essa estratégia para emagrecer?