Começar um exercício físico é complicado. A rotina não comporta, o tempo de deslocamento parece longo demais, o investimento financeiro é muito alto, as opções disponíveis não são interessantes para o seu gosto… Os empecilhos são enormes e conforme vai aumentando a lista, diminui a sua vontade de sair da inércia.

Sabemos que a rotina contemporânea é apertada e cada vez mais buscamos ou recebemos atividades novas para fazer, muitas vezes tendo que abrir mão do que realmente gostaríamos ou daquilo que queríamos poder fazer.

A boa notícia é: hoje em dia, não ter tempo ou dinheiro não é mais uma desculpa.

Existem diversas pequenas mudanças no seu dia a dia que podem te fazer chegar mais longe e fazer com que você tenha uma rotina saudável e construa bons hábitos no seu cotidiano. Confira algumas:

1. Prefira escadas

Sim, sei que essa parece óbvia. Preferir escadas ao invés de elevadores e escadas rolantes pode parecer muito simples, mas você já parou para pensar em quantas vezes utiliza esses meios de transporte na semana? Com certeza a substituição só tem benefícios a trazer.
Você não precisa subir 10 andares de um prédio de uma vez só. Se você trabalha no 10º andar, pode começar subindo de elevador até o 8, depois até o 7, depois até o 6… seguindo o seu ritmo para poder tornar a subida um processo menos doloroso.

2. Desça do ônibus alguns pontos antes

Caso você costume se locomover para ir ao trabalho, à faculdade ou a qualquer afazer de ônibus, experimente descer um ponto antes do seu destino final e completar o trajeto a pé. Adquirir esse hábito exige certa disciplina: acordar mais cedo para sair mais cedo.
“Ah, mas vai demorar mais!” Será? Talvez demore 10 ou 15 minutos a mais… será que esse tempo é tão significativo assim, no final do dia? 10 ou 15 minutos de caminhada no dia, são 50 ou 75 minutos de atividade física a mais na semana, contando apenas dias úteis.
Pensar dessa forma deixou você até mais animada, não é mesmo?

3. Estacione mais longe

Se você costuma andar por aí de carro, também tenho uma dica para você: estacione mais longe. O hábito de ir a qualquer lugar de carro nos transformou em uma população sedentária, mas tudo pode ser revertido se estivermos dispostos.
Aquela vaga perto da porta do shopping ou em frente ao prédio pode ser tentadora, mas que tal dar uma chance para aquela vaga mais distante que permite que você faça uma pequena caminhada? Sua saúde agradece!

4. Invista nas tarefas domésticas

Pode até não parecer, mas realizar tarefas domésticas gasta muita energia. É uma demanda que não gostamos de fazer, eu sei… mas pense só: lavar a louça, varrer, limpar o chão, tirar o pó, estender roupas, esfregar roupas, limpar o pátio, cortar a grama, organizar cômodos… Todas essas tarefas juntas podem mantê-la o dia todo ocupada. Ao final do dia, além de ter uma casa limpa, você terá também um corpo com menos calorias e mais ativo! É unir o útil ao agradável.

5. Se alongue!

Alguns tipos de trabalho que realizamos atualmente fazem com que fiquemos muito tempo na mesma posição, tensionando os músculos e gerando desconforto e até estresse para o corpo. Uma medida a ser tomada para aliviar a tensão, trabalhar os músculos e melhorar a circulação, postura e flexibilidade é praticar alongamentos.

Eles podem ser realizados tanto durante a rotina de trabalho quanto em casa. Na sua mesa de trabalho, é possível esticar os braços, girar o pescoço, trabalhar os ombros… além disso, é importante levantar de tempos em tempos para poder esticar as pernas.

Para unir dois benefícios em um só ato: aproveite para esticar as pernas e tomar água!

Em casa, também é possível alongar ao acordar, trabalhando melhor as pernas pelo espaço que o lar proporciona. Parece muito simples, mas garanto que você vai se sentir muito melhor após incluir os alongamentos na sua rotina.

Viu? Incluir exercícios na sua rotina não é tão difícil quanto parece. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de exercício físico por semana. Adotando essas medidas e se esforçando mais aos finais de semana, é possível atingir a recomendação e adquirir um estilo de vida saudável. Os benefícios se apresentam agora e a longo prazo!

Agora você se sente mais disposta, mais flexível e com mais energia. Conforme os anos forem passando, a prática de exercícios físicos diminui as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e contribui para a longevidade.
Você não vai querer deixar esses benefícios de lado, não é mesmo? Comece já a se exercitar!