O verão está chegando, o que significa que está na hora de deixar as bebidas quentes um pouco de lado e abrir espaço para bebidas geladas e refrescantes, como sucos. Os sucos detox são famosos e cada vez mais ganham espaço no mercado, seja para quem faz os próprios em casa, seja para quem prefere consumir os industrializados.
Mas… como escolher o melhor, diante de tantas opções? Quais são os benefícios? Eles podem substituir refeições?
Iremos tirar suas dúvidas!

O melhor suco depende dos seus ingredientes

O suco detox começou a se popularizar em função do efeito desintoxicante que exerce. O fígado é o órgão responsável por desintoxicar o corpo diariamente, mas é importante ingerir alimentos e nutrientes que auxiliem a manter o organismo na sua melhor versão para que possa trabalhar com eficácia.

O poder de cada suco se dá em função dos ingredientes desse suco. Pense: o abacate é rico em gorduras importantes, o mamão é rico em fibras, a banana rica em potássio.

Para definir o melhor suco, é necessário entender a melhor combinação de acordo com o seu objetivo e paladar.
Temos uma boa notícia para lhe dar: todos auxiliam no emagrecimento.


O suco detox mais conhecido é a mistura de folhas escuras com frutas cítricas, como couve com laranja, ramos de cenoura com maracujá e até agrião com limão. Porém, existem outras combinações interessantes que podem ser mais agradáveis para a sua rotina. Confira essas sugestões:

● Maçã, cenoura, laranja e gengibre;
● Abacaxi, hortelã e gengibre;
● Pepino, laranja e maracujá;
● Beterraba, couve e laranja;
● Melancia, limão e hortelã.

As possibilidades de combinação são variadas, aposte na que lhe parece mais atraente e tente diversificar ao longo da semana. Outra dica interessante é utilizar água de coco no lugar de água comum para fazer o suco, tanto pelo gosto atraente quanto pelos benefícios oferecidos. Ela dá um sabor mais adocicado ao suco, assim como as frutas. O açúcar não é um aditivo bem vindo na preparação de sucos detox, atenção!

Quais são os benefícios?

Os benefícios variam de acordo com cada alimento, como falamos anteriormente. No geral, a maior parte dos vegetais utilizados têm fibras e agentes antioxidantes, o que previne o envelhecimento quando inserido em uma rotina saudável. Veja alguns grupos:

● Folhas verdes: Ricas em vitamina A, complexo B e fibras;
● Frutas: Fonte de vitaminas, fibras (quando utilizadas com casca, maior o teor) e adoçam o suco;
● Gengibre, canela, pimenta, hortelã: Alimentos desse grupo são termogênicos, ou seja, aumentam o consumo de energia.

Outra vantagem do consumo de sucos detox é a praticidade em reunir tantos nutrientes em um só preparo. Muitas vezes temos dificuldade em comer diversas saladas em uma refeição, seja por tempo, seja por organização. Consumindo sucos detox é possível incluir diversos alimentos naturais na rotina sem que se torne um hábito pesado. Além disso, qualquer combinação vai oferecer os seguintes resultados:

● Melhora no sistema imunológico;
● Melhora da saúde cardiovascular;
● Melhora no inchaço e constipação;
● Melhora a aparência da pele.

Qual é o melhor momento para tomar suco detox?

O horário mais indicado é pela manhã.

Isso não quer dizer que outros horários não apresentem benefícios! Caso você não consiga ou não goste de tomar pela manhã, tente incluir o suco detox em outro momento do seu dia.

É importante lembrar que o suco detox não deve substituir uma refeição. A ideia de incluí-lo no café da manhã se dá justamente pela facilidade em combiná-lo com outro alimento leve para completar a refeição.

Por exemplo, uma crepioca e um suco de couve, laranja e gengibre formam uma parceria perfeita para a primeira refeição do dia.
Se preferir, é possível tomar o suco detox junto com o seu jantar ou até como lanche da tarde.

Não esqueça que o segredo para o emagrecimento é o equilíbrio entre dieta, atividade física e bons hábitos. Os sucos detox são uma ótima estratégia para o emagrecimento, mas se atente aos outros hábitos presentes na sua rotina e aos outros alimentos que você costuma ingerir.
O que você está esperando para ir correndo preparar o seu suco?