Esse número é assustador, não é mesmo? Pensar em 10.000 passos por dia pode ser uma ideia desafiadora ou desestimulante, dependendo do ponto de vista. A maior parte dos dispositivos que contam passos (celulares, relógios inteligentes etc) tem esse número fechado como meta: 10.000 passos.
Mas você sabe da onde saiu esse número? Por incrível que pareça, saiu de uma campanha publicitária para vender um dos primeiros podômetros que se tem conhecimento, no Japão, pouco tempo antes dos Jogos Olímpicos de 1964. O aparelho media os 10.000 passos e ganhou tanta fama que se fala nessa quantidade até os dias atuais.
Mas… existem testes científicos sobre os 10.000 passos?
O que muito se falou ao longo dos anos é que caminhar 10.000 passos por dia seria a chave para o emagrecimento e vida saudável. Porém, curiosamente, não há estudos que comprovem a eficácia específica de caminhar 10.000 passos, considerando que outros fatores influenciam na qualidade de vida e perda de peso.
Atualmente, as recomendações se dão por tempo de atividade e intensidade, acima de distância em passos ou até em quilômetros. A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada a intensa – isso é, atividades físicas praticadas “com intenção”, não apenas caminhada no shopping ou dentro do supermercado.
Então quantos passos eu deveria ter como meta?

Você pode manter os seus 10.000 passos diários como meta, se não for um desafio frustrante ou impossível de alcançar para você. Caminhar demais não é um problema! O problema é condicionar a estratégia aos passos e ignorar outras variáveis, como: intensidade do exercício, local, duração do exercício, dieta etc.
Pode ser que você seja super ativo, pratique exercícios físicos regularmente e mesmo assim atinja “apenas” 8.000 passos, e analisando o seu quadro completo esse número com certeza representaria um estilo de vida saudável. A meta de 10.000 passos é incrível, mas um conjunto de outras estratégias também traz um resultado bastante satisfatório.
Usando um relógio para marcar os passos, até o percurso do seu quarto para a cozinha será contabilizado. Esse não é um exercício realmente significativo em quem adota uma rotina ativa, não é mesmo? Porém, para quem tem hábitos excessivamente sedentários, qualquer motivação é importante.
A vantagem dos contadores de passos













