Tenho certeza que você já enfrentou, ou ainda enfrenta, diversas dificuldades para conseguir praticar atividades físicas. Algumas dificuldades são reais, outras acabamos utilizando como apoio para não nos responsabilizarmos pelas escolhas que precisam ser tomadas.
Você quer emagrecer, não é mesmo? Saiba que o segredo para o emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, gastar mais energia do que se ingere ao longo do dia. A dieta é responsável por boa parte desse déficit, mas a prática regular de atividades físicas potencializa os resultados, além de oferecer uma série de outros benefícios, como:
● Redução de risco de doenças cardiovasculares;
● Melhora no sistema imune;
● Prevenção de obesidade e diabetes;
● Controle do estresse;
● Melhora na energia e disposição;
● Melhora na função hormonal;
● Melhora na qualidade do sono;
● Melhora na sensação de bem estar.
Rapidinho, você já conseguiu 8 motivos para praticar atividades físicas, sem citar o óbvio: emagrecimento.
Adotar uma prática desse tipo não tem praticamente nenhuma contraindicação ou efeito maléfico. É importante enxergar a atividade física como um projeto de vida, não um hobby temporário.
Saia já do sedentarismo!
Todos os benefícios citados acima são ocasionados pela melhora dos processos internos do organismo, que são dificultados ou não estimulados da melhor maneira no sedentarismo.
Pensando na longevidade, é impossível chegar aos 90 anos em sua melhor forma se você não começar a investir em si mesmo hoje.
Eu sei, talvez você não goste de exercícios físicos ou não tenha tempo. Mas pense comigo: você precisa morrer de paixão por todas as atividades do seu cotidiano? Acredito que você não goste de pagar boletos, mas o faz porque sabe que é necessário para sua qualidade de vida e organização. Acredito que você não ache que limpar a casa com tanta frequência é uma atividade extremamente prazerosa, mas faz mesmo assim porque é necessário. Por que não lidar da mesma forma com a manutenção da saúde através dos exercícios?
“Ah, então quer dizer que eu não vou gostar nunca mesmo e vai ser uma punição?”
Com certeza não! A ideia é que você comece a praticar atividades físicas de algum lugar. Se você não gosta de exercícios e usa esse argumento para não fazê-los, talvez seja importante utilizar abordagens diferentes. Dessa forma, você se obrigaria a adotar uma atividade física e passaria a usufruir dos seu benefícios até acabar gostando do novo hábito.
“Eu gosto e quero fazer exercícios, mas não sei como!”
Nesse caso, o problema é apenas um detalhe. Veja algumas dicas:
● Procure uma atividade que você sinta prazer em realizar
Muitas vezes acaba-se condicionando atividade física à musculação e esteira, como se fosse as únicas opções disponíveis. Hoje, a quantidade de estabelecimentos que oferecem outras modalidades é imensa. Existem lutas, dança, esportes de competição, esportes de equipe, natação… O ideal é testar todas as possibilidades para decidir qual é mais interessante para você.
● Seja realista com o seu tempo disponível
Não adianta você se comprometer a fazer aula de dança todos os dias da semana se você só vai conseguir ir em 3 dias. Tenha consciência das suas limitações e respeite seu tempo.
Uma dica valiosa é: a constância é mais importante do que a quantidade.